quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saldos na Alta!

Este ano a desculpa mais utilizada para tudo e mais alguma coisa, é a crise. O que denúncia uma enorme falta de criatividade, no mínimo. E não há nada mais monótono e saturante do que a falta de orginalidade.

Mas isto depende da classe social, porque na Alta, ou Média Alta, ou no Novo Riquismo, a crise não chega. Por isso criam-se manobras de diversão, cenas mais "fashions"...

... mas como se trata de associar a gastronomia à solidariedade, decidi divulgar...cá vai:

Refeições a preço de saldo no Lisboa Restaurant Week
A partir de quinta-feira e até ao final do mês é possível almoçar ou jantar em 25 restaurantes lisboetas de qualidade por cerca de 20 euros, no âmbito da primeira edição da Lisboa Restaurant Week.
«A Restaurant Week tem como objectivo a democratização do acesso à restauração de qualidade», explicou à Lusa o responsável pelo projecto em Portugal, José Borralho.
À democratização da cozinha de qualidade e consequente conquista de novos clientes, associa-se um lado solidário. De cada refeição vendida, um euro reverte para a causa social Mulheres de Vermelho, uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia, e para o projecto de solidariedade SIC Esperança.
«Associamos assim a gastronomia a solidariedade. A maioria dos restaurantes envolvidos têm frequentemente gestos solidários, que não são conhecidos do grande público», disse José Borralho.
A Restaurant Week, conceito que nasceu há 16 anos em Nova Iorque é, segundo José Borralho, «uma vitamina energética para o sector da restauração em todo o mundo».
«Os restaurantes que participam na iniciativa - em mais de cem cidades de todo o mundo - têm um aumento de vendas de cerca de 70 por cento durante aqueles dias», referiu o responsável, acrescentando que cerca de 80 por cento dos aderentes são novos clientes.
«São pessoas que passam depois a ir aos restaurantes em ocasiões especiais», disse.
Justificar os preços praticados no resto do ano é outro dos objectivos da iniciativa.
«Queremos mudar a percepção das pessoas em relação a este tipo de restaurantes. Ao mostrar a qualidade dou a perceber o preço que pratico», referiu José Borralho.
Os chefes dos 25 restaurantes que participam na Lisboa Restaurant Week elaboraram «menus de preços baixos que mantêm a qualidade de sempre».
Cada restaurante decidiu o menu disponível, pelo qual cobra 19 euros, «cabe ao cliente suportar mais um euro, para dividir entre a SIC Esperança e a Fundação Portuguesa de Cardiologia».
O menu é constituído por entrada, prato principal e sobremesa, de fora ficam as bebidas.
«Em alguns restaurantes os clientes irão pagar cerca de 20 por cento do preço habitualmente praticado», salientou José Borralho.
O responsável aconselha a que os clientes marquem lugar no restaurante que escolherem, para não correrem o risco de não terem mesa.
Entre as opções estão o Eleven, Olivier Café, Varanda (Hotel Ritz), Gemelli, Bocca e Faz Figura, a lista completa está disponível em http://www.lisboa-restaurantweek.com/.
A iniciativa, que decorre de quinta-feira até 31 de Maio, será para «repetir anualmente».
«Queremos chegar a duas edições por ano, tal como acontece em Nova Iorque, São Paulo e Londres», contou.
José Borralho revelou ainda que pretende organizar uma Restaurant Week no Porto ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário